Essays

Pátria, Família e Armas: Uma Análise dos Protestos de Rua de Direita no Brasil de 2013 a 2021

Authors

  • Juliana Coelho Universidade de São Paulo
  • Julia Guimarães Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21827/ejtp.4.42869

Keywords:

extrema-direita, espectadores, manifestações de rua, performance, teatralidade

Abstract

O presente artigo analisa os diferentes ciclos de manifestações de rua queeclodiram no Brasil a partir de 2013, dando ênfase àqueles que se situam noespectro político da direita, denominada ‘nova direita brasileira’ e ‘extrema--direita’. Através de uma abordagem construída pela aproximação entrepolítica e artes cênicas, identificamos diferentes performances e estratégiasteatrais usadas nesses protestos. Esses eventos exerceram um papel central naconstrução da história recente do país e corroboraram para a consolidação deimportantes processos políticos, seja ao atuar na batalha narrativa acerca dessesprocessos, seja ao operar como mecanismo de estímulo à adesão social.Para compreender as funções sociais e ideológicas presentes nesses protestos,investigamos de que modo esses grupos exploraram a teatralidade no intuitode organizar o olhar do espectador. Trata-se de estratégias que projetaram umimaginário simbólico forte e eficaz em torno de pautas conservadoras.

Author Biographies

Juliana Coelho, Universidade de São Paulo

Juliana Coelho é pós-doutoranda no Departamento de Antropologia / FFLCH daUniversidade de São Paulo, financiada pela FAPESP, e pesquisadora visitanteno Centro Maurice Halbwachs (2022-2023), onde investiga a participaçãobalinesa na Exposição Colonial de 1931. Em 2019, ela trabalhou em umaresidência PNPD/CAPES na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),analisando as performances e a teatralidade da ‘nova direita brasileira’.Co-criou o eixo de pesquisa Performatividades e Política, no Laboratório CRIA /EBA/ UFMG. Lecionou na UFMG (2006), Universidade de Rennes 2(2014-2015) e Universidade de São Paulo (2020).

Julia Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais

Julia Guimarães é professora visitante de Literatura e Teatro na Faculdade deLetras da UFMG. Realizou pós-doutorado na Escola de Belas Artes da UFMG,onde lecionou como professora colaboradora. Concluiu o doutoradoem Artes Cênicas na ECA-USP, onde atuou como professora convidada.É coorganizadora do livro O teatro como experiência pública(ed. Hucitec, 2019). Integra a equipe de colaboradores do podcast e site decrítica Horizonte da Cena (BH). Trabalhou como jornalista e crítica de teatronos jornais O Tempo e Pampulha (BH), crítica convidada em diversos festivaisno Brasil e integrou a equipe do site Teatrojornal (SP).

Published

2022-06-23

Issue

Section

Essays